terça-feira, 19 de outubro de 2010

1946-1956 FEMILINIDADE E CONFORMISMO

O período que vamos trabalhar nesse texto se enquadra em um período de pós guerra. O consumo voltava a ser intenso e o prêt-à-porter cada vez mais forte e Paris voltava a ser o pólo da moda no mundo. Em um período em que os estilistas compreendiam a necessidade de mudança, dois etilistas se destacaram: Christian Dior e Cristóbal Balenciaga.

Dior surpreendeu com sua coleção "o new look" : a coleção era notável pela falta de concessões: os ombros eram estreitos, a cintura era minúscula, as saias eram cheias (e houve também a saia justa) e iam até a panturrilha. O new look foi um revisão de um visual que já existia.Em 1953 um novo estilo surge: as famosas roupas em silhueta H, A e Y.

Balenciaga, um mestre da alfaiataria refinados, delineando os contornos do corpo, suas roupas eram elegantes, dramáticas, de cores preto, branco, cinza e tons vibrantes de rosa com grande efeito. Fazia roupa para todos os tipos de mulheres. Um traje que se tornou popular foi, a jaqueta semi-justa com colarinho recuado no pescoço, uma saia simples, reta ou com 2 ou 4 recortes ( o evasê). Ele era o mestre da ilusão.



Em 1952, os estilistas que haviam estabelecido suas reputações na década de 30 como Schiaparelli e Molyneux, mantiveram suas posições e novos estilistas entraram no mercado. ex: Jacques Fath - era excelente em modelos para mulheres altas e magras - com seu vestidos tubo que delineavam as formas: colarinhos altíssimos e audaciosas características assimétricas com laços gigantescos.


Pierre Balmain, tornou-se famoso por suas roupas refinadas e ultra femininas, era reconhecido principalmente por seus trajes de noite. Balmain também desenhava para o cinema entre 1947 e 1969; Ele retrabalhou seus modelos clássicos dando-lhes um visual contemporâneo, mas apenas a vogue americana demonstrou algum entusiasmo em seu trabalho.


A presença da realeza britânica era uma grande vantagem, devido s atenções que ela proporcionava. Em 1947  foi retomada a tradição de apresentação na corte, essas ocasiões exigiam trajes adequados (significava bons negócios para todo um espectro de produtores de moda, alfaiates e varejistas.
Na Itália após a guerra, novas forças surgiram, um grupo de estilistas audaciosamente coloridos, com uma atração de roupas de lazer e esporte, receberam ampla publicidade e atraíram compradores americanos. Roberto Capucci convertia conceitos arquitetônicos e geométricos em roupas usáveis. Emilio  Pucci atraiu atenções com roupas esportivas e informais que modelavam o corpo.

Os homens por sua vez, retornavam aos guarda-roupas anteriores a guerra – roupas sem brilho, restritas ao preto para a noite e o cinza e o marinho para o dia.O traje  masculino convencional permitia apenas mudanças mínimas em detalhes; Um grupo elegante de homens  no mundo seguiu a moda neo-eduardiana que se constituía de jaqueta longa, estreita, não trespassada, com ombros inclinados e botões altos e calças estreitas, um colete elaborado e um sobretudo esguido, o traje era completado por um chápeu coco um guarda chuva dobrado ou uma bengala com catão de prata e um par de sapatos tipo oxford.


Após a guerra, as roupas de baixo aumentaram dramaticamente. Surgiu o nylon (leve e facil de secar). A roupa de baixo foi substituida lentamente pela lingerie. Enquanto a mulheres maduras permaneciam fies aos corpetes firmemente armados , suas filhas usavam cintas simples, de fecho traseiro ou calçavam cinta-ligas leves. A forma dos seios da moda- eram proeminentes, separados e pontudos – os sutiãs eram construídos com bojos cônicos.Era costumeiro usar sutiãs de linha longa, com barbatanas.


Os cosméticos teve sua expansão também após a guerra, as mulheres inicialmente usavam  cores bem vibrantes nas bocas, o vermelho profundo, era o mais usado; posteriormente os olhos se tornaram a parte mais marcante em uma maquiagem. O publico que os cosméticos mais atingiam era os das adolescentes, fazendo com que as empresas apostassem em campanhas publicitárias que rendiam duas paginas das revistas mais importantes da época, com cores super vibrantes,  a cartela de cores das empresas de cosméticos ficou bastante extensa
Os cabelos por sua vez também tinham sua importância, a moda era seguir as grandes celebridades como foi o caso do cabelo da dançarina zizi jeanmaire, com seu cabelo urchin cut que foi copiado no mundo todo.
As referencias sempre viam das grandes celebridade e até mesmo da modelos.


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