segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Primeiro round

Neste primeiro round  concerteza, todos que estavam presentes ,na ultima noite 12 ,foram ganhadores...

Discutir temas relacionados à cultura é garantia de um bom debate , principalmente por se tratar de uma turma de muitas mulheres e o Pedro ,na área de humanas e para ser bem específica ,alunos de design de moda .
O foco da temática era sem dúvida , moda, mas perceber a relação da mesma com outras formas de arte gerou uma duvida quase que geral .
Afinal há uma relação entre moda e arquitetura ou pintura, mas até em que ponto uma é a influência ou é influênciável ?
Toda essa angústia foi dissolvida , com o texto de MELLO E SOUZA,Gilda de .O espírito das roupas:a moda no século dezenove (introdução; A moda como Arte ,páginas 19 a 51)e com as palavras que não calaram durante a aula da última quinta .
A arquitetura é uma arte que influencia a moda ,com suas representações de formas e cores (o que me recorda o movimento gótico que trouxe para a moda a ongiva e o sapato pontiagudo ou o barroco transferindo para o vestuário a exautação dos detalhes e excessos de cores ,volumes e luxo) assim como a pintura se faz perante a moda e vice-versa .
Toda essa influência de uma arte sobre outra nos mostra a importância e necessidade, criada no ciclo da arte ,em que uma complementa aquela que abre espaços para a reinvenção .
A conclusão que chegamos até o momento de digitar este texto,que apartir de então será considerado um ritual e um exercício de fixação e por sinal muito extimulante ,é que ,o interessante e vicioso da moda é o seu valor quanto movimento de arte que se faz intrínseco na sociedade e por muitas vezes ,se mostra invisível assim como a necessidade agregada a esse material técnico ,mutável e componente de uma futura identidade destinada a vestimenta .
Vestimenta que para alguns aparenta algo  tão singelo, no entanto, muito bem executado por todos que compõe essa cadeia de elementos ,que talvez o seu topo assim como na cadeia alimentar tenha o ser humano como ocupante,tentando satisfaze-lô o desejo e transferindo valores emocionais a cada outono-inverno ou primavera-verao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário