segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Histórias da Moda - Grumbach, Didier.

O texto de Grumbach nos mostra um pouco mais da história da moda, no título: As origens da costura é ressaltado o status das costureiras e suas funções, os alfaiates e sua "superioridade" frente às mulheres.
Após perseguições e proibições, somente com o rei Luís XIV, em 1615 é que as costureiras são reconhecidas no então "mercado", ganham seu espaço, influenciam diretamente na moda e se tornam notáveis para a sociedade.

• Observa-se essa introdução feminina na moda nos livros ou filmes de Maria Antonieta, considerada por muitos "Imperatriz da Moda", com o auxilio de Rose Bertin "Ministra da Moda" ela introduz características austríacas na Inglaterra.

Em séculos anteriores as mudanças na moda eram extremamente lentas, novas tendências eram introduzidas por estrangeiros, os tecidos eram classificados segundo as estações do ano, diferenciava-se o status da sociedade de acordo com aquilo que vestiam. Hoje as mudanças são extremamente rápidas, vivemos num mundo onde tudo corre, muda e se renova, as “leis santuárias” não são tão severas, há sim restrições quanto ao uso de um traje em determinado lugar, mas, nas ruas as pessoas são livres para usarem aquilo que querem.

Sobre Charles Frederic Worth:

No século XIX ele introduz renovações significantes, revoluciona o corte de suas roupas, usa tecidos sóbrios e pouco enfeitados, cria modelos simples. Perfeccionista ao extremo, inova com o modo de apresentar sua obra aos seus clientes, usa sósias das futuras donas dos vestidos e luzes iguais aquelas dos bailes. “Referências tiradas da página 18 do livro Histórias da Moda, Didier Grumbach.”
Nota-se que Worth introduz um antepassado do nosso atual Desfile de Coleções, onde utilizamos modelos, luz, ambientação e tudo mais que possa engrandecer uma coleção de moda.


Sobre Charles Poynter Redfern:

È importante ressaltar que Redfern atuava em dois segmentos distintos, o primeiro: alfaiataria masculina, onde introduziu o “tailleur” sob medida e foi percussor do ”sobretudo”, o segundo segmento: apesar de sua sobriedade na alfaiataria ele expandi sua criatividade no teatro, onde é reconhecido pelos seus grandiosos figurinos.


Sobre Jacques Doucet:

Ainda utilizando como referência o livro de Grumbach, vemos que Doucet é considerado o primeiro costureiro culto, isso se deve ao círculo de amizades em que se inseria - Degas, Monet e outros impressionistas -, além de ser apaixonado pelo Século das Luzes, a arte influenciavam diretamente em suas criações.

 Sobre Paul Poiret:








Paul Poiret modificou as regras da alta costura, dividindo a produção em pequenas etapas realizadas por pessoas especializadas ( trabalho em séries), além disso expandiu sua marca colocando a moda em todos os setores de luxo : ele cria linha de perfumes, escola de artes ...)






Costura, Confecção e Alta-costura:

A relação da costura e da confecção no século XIX dá-se devido a semelhança de produtos concebidos, a confecção depende da costura, mas a costura em si não depende da confecção pois seu público alvo não é o mesmo. A confecção promove a inclusão de vestuário que até então eram exclusivos da elite.
Já a alta-costura enfatiza o luxo, a exclusividade e exige do seu criador muita exatidão e criatividade.


Laddy-Gondon causou impacto no mundo da moda, criou um espetáculo na época que de tão grande repercussão se prolongou durante anos e se transformou na grandiosa Semana de Moda de Paris, que determina a tendência no resto do mundo. E assim, como no início do século XX, compradores, jornalistas, design e pessoas voltadas para a moda necessitam ir a Paris celebrar a “Indústria da Moda”.


A Guerra e sua influência na alta-costura:

As maison foram obrigadas a fecharem suas portas e pararem de funcionar, aos poucos no fim das guerras, foram liberadas algumas licenças para as "casas" voltarem a funcionar, mas sob várias condições, uma delas foi a diferenciação da alta-costura das demais. A "casa" deveria ter uma costureira reconhecida ( a mente criativa por trás da marca) e as peças adquiriram caráter exclusivo que não poderia ser reproduzido por outras empresas.

A moda não ficou de fora da repreensão e dificuldades que uma Guerra trás, mas assim como os outros setores, ela consegue juntar forças e se reerguer, alguns acham até que cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário